O Cidadão Biológico: Neuropolítica como Alvo e Perigo

A Neuropolítica está se tornando global. Para que fim? A que custo?

Christopher Lane

13-11-2015

Qualquer um que tenha assistido o thriller futurístico Minority Report (2002), baseado parcialmente em uma curta história homônima de Philip K. Dick, poderá se lembrar da cena em que Tom Cruise é filmado andando através de um reluzente shopping. Enquanto ele vagueia passando por anúncios interativos que usam reconhecimento facial, eles o chamam pelo nome e perguntam como ele está desfrutando de suas compras recentes.

Twentieth Century Fox Film
Fonte: Twentieth Century Fox Film

A publicidade é personalizada por algoritmos que lembram exatamente o que ele comprou – tecnologia não tão distante ou estranha a nós hoje, dado o uso disseminado no comércio virtual de cookies que rastreiam cada um de nossos movimentos online.

Mas como nós reagiríamos se a mesma tecnologia fosse usada por campanhas políticas querendo adequar silenciosamente suas mensagens às reações faciais dos eleitores aos seus anúncios, enquanto fazem microtargeting [micro-direcionamento, em tradução livre] em nós, eleitores em potencial? Isto pode soar como algo retirado de Admirável Mundo Novo de Huxley, 1984 de Orwell, ou Sob o Domínio do Mal [The Manchurian Candidate] (1982), o suspense ambientado na Guerra Fria sobre uma lavagem cerebral imaginada de uma proeminente família política. Mas como o New York Times veiculou mais cedo neste mês, “neuropolítica” [neuropolitics] – o termo adotado para denotar microtargeting comportamental furtivo em campanhas políticas – desempenhou um papel significativo em recentes eleições do México à Polônia e Turquia, e o neuromarketing comparável, de acordo com o jornal, está sendo introduzido vastamente em países como “Argentina, Brasil, Costa Rica, El Salvador, Rússia, Espanha e, em muito menor medida, nos Estados Unidos”.

Continue Lendo…

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s